quarta-feira, 21 de março de 2012

Carnaval em luto: morreu Meneca


O samba está choroso. Morreu Meneca.

Foi-se um ídolo, um amigo, um pai, um avô, um padrinho, um tio, uma inspiração. Foi-se o compositor, o mestre de bateria, o diretor de harmonia, o intérprete, o gremista, o trabalhador aposentado, o carnavalesco acima de tudo.

Depois de emocionar tantos corações sambistas por onde passou — que o digam os bambistas —, seu próprio coração precisou de descanso. Internado há cinco dias no Instituto de Cardiologia devido a um infarto, Meneca não resistiu e faleceu por volta das 20h desta terça-feira.

O velório está ocorrendo na capela 8 do Cemitério João XXIII, na Capital. O enterro será realizado às 16h desta quarta-feira. 

Sua voz ecoará sempre na trilha que embala a memória do Carnaval de Porto Alegre e a lembrança de quem um dia se espelhou no grande homem batizado com o nome de Luiz Fernando Soares de Lima e consagrado como Meneca. 


Uma das últimas participações de Meneca com o Bloco da Trinca, em dezembro 


No video acima, da Trinca Produções, você viu uma das últimas participações de Meneca com o Bloco da Trinca. Clicando aqui, você revê no Youtube o episódio em que ele foi o entrevistado por Cláudio Brito para o programa Personagens da Folia. 

4 comentários:

Thelma Ramos disse...

Perdí um grande amigo.Muitas risadas demos na frente da minha casa e até mesmo na Bambas. Que Deus te recebe com muitas glórias no Céu, meu eterno amigo.

Rafael Barata disse...

"Sonhando eu voltei a ser criança, não tive nem vontade de acordar..."

Se pudessemos voltar no tempo, com certeza fariamos isso, para poder aproveitar mais da tua convivência, mais dos teus conhecimentos, para aproveitar mais do teu alto astral, para ouvir aquelas histórias do nosso carnaval, ouvir falar da familia, netos e bisneto, do teu grêmio e do teu Bamba. Fico feliz, e muito feliz, mesmo num dia triste como de hoje, de ter convivido com essa grande figura, um cara singular, um amigo para todas as horas. Dificilmente se conseguia ficar, um minuto que seja, sem dar uma risada ao lado dele. Acho que todos que o conheciam e tiveram a oportunidade de compartilhar da sua convivência, sempre teram uma história para contar. Isso só demosntrar que nessa passagem entre nós, ele só fez amigos. Será dificil ir ao ensaio dos Bambas e não ver ele por lá, ou nas Festas da Trinca e não ver ele sacudir a massa, será dificil o dia a dia. Mas voltaremos sim no tempo, como ele imaginou no seu samba, em nossas memórias para recordar desse amigo que deixará muitas saudades, e que sempre será lembrando como um grande homem, uma grande amigo e um grande Bambista. Faço um convite a todos para que compareçam no próximo sábado, a partir das 17h, nas proximidades da usina do gasômetro, o Bloco da Trinca , no carnaval comunitário de porto alegre, fará uma grande homenagem a esse baluarte dos Bambas e do nosso carnaval. Meneca, que Deus e os Pais iluminem vc ainda mais, que junto do "papai do céu", vc possa estar nessa escola de "bambas" e ecoar sua alegria contagiante e dizer "meu coração bate mais forte porque sou..."

Mari Saróba disse...

Continuando texto do Barata:
...estava eu diante de uma praça onde a alegria a graça coloriam o seu modo de brincar...

Faço destas palavras do samba, o Bamba nossa praça palco de alegria e graça do nosso saudoso Meneca.
Sim Barata, nosso coração bate mais forte porque somos sim...AZUL E BRANCO!!
E tá batendo forte a dor da perda.
Fico feliz em assistir este vídeo que gravei e compartilhar com muitos dos fãs, amigos, familiares e Carnavalesco.

Brilha no céu, sublime encanto a minha águia anunciou...Meneca vc é a paixão dos Bambas da Orgia!!!

Carlos Breik disse...

Tive o privilégio de conviver com esta familia carnavalesca. Seu Alceu Soares de Lima, Juarez Soares de LIma e o inconfundivel e grande Meneca. Alé do convivio os ensinamentos la nos primórdios anos de Bambas. DESCANSE EM PAZ GUERREIRO QUE O PAI CELESTIAL TE ABENÇOE NA NOVA MORADA.