terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Como foi a Mostra do Grupo Especial


Texto: Israel Ávila
Fotos: Marcos Pereira (acima) e Cíntia Rodrigues (mais abaixo), que só puderam estar presentes na primeira noite

Duas noites marcaram o espetáculo proporcionado pelas escolas do Grupo Especial no final de semana passado, na quadra da Imperatriz Dona Leopoldina, durante a Mostra de Samba-Enredo 2013. Leia, abaixo, sobre um pouco de cada apresentação: 

Sexta-feira, 30 de novembro
ESTADO MAIOR DA RESTINGA veio com a força de uma campeã tem. De início, a comissão de frente encenou a história da agremiação. Em seguida, foi a vez de o grupo show entrar com gigantismo. Prova disso é que 14 pavilhões coloriram a arena de shows. Os Tinguerreiros e Mestre Guto mostraram porque são uma das melhores baterias do Estado, acompanhados pela voz inconfundível de Wander Pires.

O grupo show da ACADÊMICOS DO GRAVATAÍ apresentou-se com a garra de uma onça. A bateria do estreante Mestre Eliézer segurou o balanço enquanto Lú Astral, acompanhado por Rudi em sua harmonia, cantava sambas que marcaram época na escola.

Terceira a se apresentar, a UNIDOS DE VILA ISABEL foi, na minha opinião, o exemplo de renovação da Mostra. Ricamente vestida e organizada, a pomba branca de Viamão voou alto. No palco, presença forte de Alexandre Belo, no chão, a bateria firme do Mestre Chiquinho. Destaque para os estreantes no primeiro pavilhão, Willian e Andreísa.

Incontestáveis talentos bailaram na ACADEMIA DE SAMBA PRAIANA. No 1º estandarte, a jovem Laura era só simpatia. Desfraldando a primeira bandeira, os experientes Marcelinho e Giza. Belas mulheres também chamaram a atenção integrando o grupo de beldades que samba à frente dos ritmistas dos mestre Gravador e Patê e junto à harmonia de Tinga e Sandrinho Gessé.

Como um fênix, a águia altaneira de BAMBAS DA ORGIA pintou de azul o encerramento da primeira noite de Mostra. Apesar da ausência da primeira porta-estandarte, Shaienne, o pavilhão mais tradicional do Carnaval de Porto Alegre esteve bem representado. No palco, Fábio Ananias entoou sambas como o lendário “Festa de Batuque”. Show da bateria Trovão Azul.



Sábado, 1º de dezembro
Com predominância no branco, a UNIÃO DA VILA DO IAPI cantou com emoção desde seu samba de exaltação, passando pelo alusivo e chegando ao samba de 2013. Primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Tiriri e Suelene bailaram sozinhos e com sincronia uma volta inteira do samba-enredo da escola. A bateria de Mestre Boneco fez bonito.

Uma das escolas que mais impressionaram no visual, o IMPÉRIO DA ZONA NORTE fez bonito também no quesito organização. Sob comando do incontestável Sandro Ferraz, o grupo entrou como um time, ocupando quase de uma só vez todo o espaço de apresentações. Entre tantos destaques, um vai para o o recém-formado casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola, Alexandre e Hélida. E mérito à garra de toda agremiação e à bateria do Mestre Aruanda, que segurou a apresentação por mais tempo para cobrir um atraso da escola seguinte.

Superando imprevistos, EMBAIXADORES DO RITMO apresentou jovens talentos na condução de seus pavilhões, como Robson e Nathiely, guardiões da primeira bandeira. Quando todos já estranhavam a razão de eles não terem adentrado a área de show, mesmo com todo grupo, eis que um samba exclusivo para eles bailarem começou a ser executado pela harmonia de Farelo e pela bateria do Mestre Joubert.

O Mar Vermelho e Branco veio ricamente trajada. A bateria do Mestre Brinco surpreendeu ao entrar vestida de bruxos e magos. Grandes obras de IMPERADORES DO SAMBA foram cantadas, além de uma grande homengem feita por Vinicius Machado ao grande Carlos Medina.

O encerramento ficou por conta da dona da casa, IMPERATRIZ DONA LEOPOLDINA. No palco, Césinha cantou com emoção diante do público que manteve a quadra lotada até o final do espetáculo. Apesar da falta de unidade nas roupas, o grupo apresentou com garra seu show. Destaque para o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, os estreante na escola Ulisses e Daiana.

Um comentário:

Bateria Tinga disse...

Isso ki eu gosto de ver eles falando hahahaha .. Dale tinga rumo ao tri