domingo, 16 de dezembro de 2012

Conheça a Corte do Carnaval 2013 de Porto Alegre

Pabline, Verçoza, Thamy e Fernanda: a Corte do Carnaval 2013 de Porto Alegre - Fotos: GISELE MENDONÇA

Novamente, Os Filhos da Candinha têm uma representante na Corte oficial do Carnaval de Porto Alegre. A vencedora do concurso realizado na noite deste sábado, no Ginásio Tesourinha, foi Thamy Souza, de 28 anos. No carnaval passado, a escola do Grupo de Acesso elegeu a segunda princesa, Thais Oliveira.

Thamy e Veronice com o presidente da AECPARS, Victor Hugo Amaro

Thamy recebeu a faixa e a coroa de Veronice de Abreu, rainha do Carnaval 2012 representando a Praiana. Aliás, foi tambem a segunda vez consecutiva que venceu uma candidata com a idade máxima do concurso, cujo regulamento foi trocado no ano passado e que elevou de 25 para 28 anos o limite etário de participação.
 
Educadora de séries iniciais, a nova Rainha do Carnaval de Porto Alegre é formada em Educação Física pela Ulbra. Ela mora em Porto Alegre, no bairro Jardim Vila Nova.

Para ocupar os postos de primeira e segunda princesas do Carnaval 2013 de Porto Alegre, o júri escolheu, respectivamente, as candidatas que representaram a tribo Os Comanches, Pabline Correa, e a escola do grupo especial Imperadores do Samba, Fernanda Aguilhera.


Aos 23 anos, Pabline foi coroada pelo coordenador das Manifestações Populares de Porto Alegre, Joaquim Lucena. Estudante de Educação Física da Unilasalle, Pabline é professora de dança e mora em Canoas.

Pabline entre o secretário municipal de Cultura, Sérgius Gonzaga, e Joaquim Lucena



Fernanda, de 28 anos, recebeu faixa e coroa da Thais, sua antecessora. E, embora no samba seja uma explosão de alegria, no dia a dia ela mantém a seriedade: estudante de direito na UFRGS, a moradora de Porto Alegre é servidora pública.

Fernanda e Thais, as segundas princesas de 2012 e 2013



Torcida e fantasia também foram premiadas

Além do julgado dos sete atributos que os jurados consideram na hora de escolher a Corte do Carnaval de Porto Alegre, o júri oficial do concurso também analisou as fantasias das 22 candidatas para eleger a Melhor Fantasia.

Venceu o traje de Alana Garcia, 19 anos, representante do Império da Zona Norte.

O troféu Evandro Hazzy de Melhor Torcida foi entregue à Vila Isabel. O julgamento foi feito por jornalistas que estavam trabalhando na cobertura do evento.


A fantasia do Rei
Acostumado a caprichar e surpreender seu público com suas fantasias inéditas, o Rei Momo Fábio Verçoza escolheu para entrar no palco um figurino em vermelho e branco alusivo a Xangô, orixá regente do ano de 2013.

 
No início do concurso, ele entrou no palco como um imperador chinês para integrar a coreografia de abertura, inspirada no Ano do Dragão (leia aqui sobre o espetáculo). Começou despedindo-se de 2012 e terminou dando as boas-vindas a 2013, com novas soberanas e no mesmo ritmo de sempre: trabalho, trabalho, trabalho e trabalho em nome da cultura popular e do Carnaval.

A despedida de Thais. A princesa recebeu uma homenagem especial das candidatas por seu trabalho em 2012
A despedida deVeronice, que, mesmo ausente pessoalmente,
representou nosso Carnaval à distância pela Europa
O evento Rainha do Carnaval de Porto Alegre teve coordenação geral de Evandro Hazzy e produção artística de Sérgio Ávila. A escola Imperatriz Dona Leopoldina emprestou seus ritmistas para embalar o samba no pé das candidatas, além de ter sido a grande convidada da noite durante a apuração do resultado. A realização do concurso é da AECPARS, em parceria com a SMC e a prefeitura de Porto Alegre, com apoio da TVCOM. Os patrocinadores foram Nova Schin, Armazém das Fábricas e Bia Brazil.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gesto digno de uma verdadeira Soberana...amei o que a Thais vez,depois de um ano de intensos trabalho,a despedida emocionada da nossa amada Soberana...humilde sempre...merecedora de aplausos....Sucessos na sua caminhada.

Anônimo disse...

parabens a nova corte...trocando de saco pra mala quero destacar um fato importante q ocorreu como toda midia divulgou e achei uma triste este fato.

o que é o nao comparecimento das entidades carnavalescas até mesmo da atual bicampeã ( q quer buscar o tri)
nas arquibancadas. resultado
o carnaval de porto alegre cada vez pior e deixando a desejar em partes pq a escolha da rainha foi perfeita e um fato q me marcou foi as garotas e suas escolas representantes... chega de restinga e imperadores néh!!!

Zeca da zona leste disse...

Pô anonimo estou contigo e não abro, quando a coisa é séria acontece isso ganhou quem tinha que ganhar, e um detalhe essa corte de 2013, todas as três meninas tem curso superior, e a cada dia que passa a coisa esta cada vez mais séria, parabéns AECPARS e Prefeitura pelo evento em si.Pessoas sérias nos lugares certos...