quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Samba Puro é patrimônio da comunidade

Foto: Evandro Oliveira, PMPA


Dez dias antes das comemorações natalinas, a Academia de Samba Puro ganhou um presente que prova o poder das escolas encravadas nas comunidades para o desenvolvimento não somente do Carnaval, mas também da cidadania. No dia 14 de dezembro, a agremiação do grupo A foi reconhecida como Patrimônio da Comunidade da Vila Maria da Conceição.

O prêmio e o tombamento simbólicos foram resultado de um trabalho que envolveu alunos da escola Santa Luzia e que reconheceu também a Pequena Casa da Criança, o time de várzea Academia do Morro, o campo de futebol Vermelhão, a Igreja Santo Antônio, a Grutinha da Maria Degolada e o colégio onde foi desenvolvida um projeto de educação patrimonial chamado "O Poder da Memória".

Por meio da iniciativa, estudantes fotografaram a comunidade, realizaram entrevistas com moradores e analisaram fotos e documentos antigos dos locais escolhidos por eles como bens culturais.

— Geralmente, os patrimônios históricos estão ligados às histórias das elites. Mas nenhuma cultura é superior à outra. Por isso, fizemos um levantamento daquilo que a comunidade considera como sendo seu patrimônio – explicou a professora de História Carla de Moura, coordenadora do projeto.

Todo o trabalho pode ser visto na internet, pelo site www.opoderdamemória.blogspot.com.br.

Nenhum comentário: