sexta-feira, 11 de janeiro de 2013



Conhecido como o Carnaval da Vitória, a folia de 1946 marcou a estreia de uma nova modalidade que nascia no Carnaval de Porto Alegre. Qual?
a) Tribo
b) Bloco
c) Corso
d) Muamba



E a resposta para a pergunta de ontem era alternativa C (reveja aqui a pergunta). A primeira marchinha de Carnaval foi "ô Abre Alas", composta por Chiquinha Gonzaga em 1889  para a escola Rosas de Ouro, sem imaginar que sua marcha-rancho, no futuro, se tornaria um verdadeiro hino do carnaval de salão brasileiro. Além de compor, Chiquinha também era pianista e regente. Foi a primeira chorona do Brasil e também a primeira mulher a reger uma orquestra no país. 

Embora existam diversas adaptações da marchinha composta por Chiquinha, a versão original é a interpretada abaixo pelo trio Marlene, Emilinha e Angela Maria, com Leandro Braga ao piano. O vídeo encerrou um dos episódios do seriado especial veiculado na Globo sobre a musicista.

Um comentário:

Luis Fernando Lima disse...

Letra A: Tribos. Surgiu da idéia de dois amigos, Hemérito Barros e Rubens Silva, criarem a primeira delas em 19 de abril de 1945. Seu nome era Sociedade Recreativa e Beneficente Tribo Caetés, formada por 22 rapazes.