segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


Qual foi a escola que revolucionou o carnaval de Porto Alegre na década de 1960, sendo a primeira a desfilar com alas, fantasias, alegorias, ao estilo do carnaval do Rio de Janeiro?
a) Bambas da Orgia
b) Academia de Samba Praiana
c) Acadêmicos da Orgia
d) Mocidade da Lomba do Pinheiro

A pergunta de ontem foi dada, né (reveja aqui)? A resposta certa era letra B, Carlos Alberto Barcellos, o Roxo. Um dos fundadores da Imperadores do Samba, o tradicional carnavalesco, músico, radialista e jornalista dá nome à avenida de desfiles do Carnaval de Porto Alegre há quase 20 anos, muito antes de a pista migrar para o Porto Seco. 

No dia 9 de agosto de 1989, oito dias após a morte de Roxo, uma sessão solene na câmara municipal aprovou a denominação em reconhecimento a tudo o que fez pelo nosso Carnaval e pela cultura do povo gaúcho. 

Além dos Imperadores, Roxo passou também pela Praiana, pelos Bambas, pelos Acadêmicos da Orgia e pelo bloco carnavalesco Prá Que Tristeza. Como colunista de Zero Hora, onde assinou por anos a coluna Ala do Roxo, criou espaços para a comunidade negra. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Academia de Samba Praiana

Juliana disse...

Letra C

vagner moraes de lima disse...

B) ACADEMIA DE SAMBA PRAIANA

Anônimo disse...

Alô pessoa do baticumbum. Roxo não foi fundador da Imperadores do Samba. Abraços.

Anônimo disse...

resposta praiana

Vinicius Lima disse...

Roxo não foi um dos Fundadores dos Imperadores. Os fundadores são:
Abrelino Amorim Borges (Baiano), Alencar Frederico Homero (Neco), Antônio Natalício Gonçalves Ananias (Banana), Eloi Florence Martins (Eloí), Luiz Carlos Amorim Borges (Amorim) e Osvaldo Felipe dos Santos (Vadinho).

Certa vez fiz uma entrevista com Joaquim Lucena e este me informou que a Praiana não é a primeira escola de samba de Porto Alegre. E me deu o nome de dois ou três grupos já tinham formato de escola de samba.