quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Quiz Baticumbum


Antigamente, as Muambas eram uma forma de arrecadar dinheiro para o desfile oficial e ocorriam em diversos pontos da cidade. Qual era a forma de arrecadação?
A) O pavilhão da escola era carregado aberto e as pessoas jogavam moedas ali.
B) Vendiam brindes da Escola
C) Arrecadavam contribuição espontânea

A resposta de ontem era letra C (reveja aqui). Entre as alternativas, a Saldanha foi a banda que não se tornou escola de samba. Era 1975, aniversário de Pedro Diogo, hoje presidente da Banda. O amigo César Antônio Garcia Unanuê resolveu presenteá-lo com um barril de chopp, que, somado a muito samba e churrasco, resultou em uma festa completa.

No auge da alegria, o aniversariante e os amigos resolveram sair em desfile pela Rua Saldanha Marinho, no Bairro Menino Deus, em Porto Alegre, levando muita diversão por onde passaram. Nascia ali a tradição. Nos anos seguintes, no mesmo bar da rua Saldanha Marinho, a confraternização crescia e ganhava novos adeptos ao desfile, contagiando todo o bairro.

No feriado de 12 de outubro de 1978, os amigos decidiram fundar oficialmente a Banda da Saldanha. Já na década de 80, com o crescimento da mobilização, o desfile, que já acontecia na avenida Getúlio Vargas, foi transferido para a avenida Erico Veríssimo. A festa não atraia apenas a comunidade local, mas sim pessoas de todos os cantos da cidade.

A partir de 2005, no dia 1º de maio, uma multidão de mais de 10 mil pessoas passou a desfilar também pela avenida Edvaldo Pereira Paiva, da Usina do Gasômetro até o Anfiteatro Pôr-do-Sol. Nesse mesmo ano, a sede da Banda foi transferida do antigo bar para uma área cedida pela Prefeitura de Porto Alegre, em regime de comodato, localizada na Avenida Padre Cacique, onde permanece até hoje.

Nenhum comentário: