domingo, 17 de fevereiro de 2013

Campeã encerra o Carnaval 2013 em azul e branco

Fotos: Christine Rochol, PMPA

O Porto Seco vibrou quando o locutor Odir Ferreira anunciou "Aí vem... Bambas da Orgia".  Antes de a campeão do Carnaval 2013 arrancar, o presidente Cleomar Rosa tomou a palavra e, no discurso, além dos agradecimentos, lembrou seus tempos do Força e Luz e ofereceu o título ao ex-presidente Ariovaldo Paz, que permitiu a ele "dar o sangue por esta escola".

— Jamais imaginei que um dia eu seria presidente desta entidade tão querida, desta entidade que é a mais antiga do Carnaval de Porto Alegre. Jamais imaginei ser campeão. E eu prometo: no próximo Carnaval, nós vamos estar de novo na noite das campeãs. Eu prometo trabalho, trabalho e muito trabalho — declarou Cleomar, que assumiu a presidência bambista cinco meses antes do Carnaval.

No seu esquenta, sempre acompanhado por sons de águia ao fundo, o intérprete Fábio Ananias arrancou entoando o samba trazido por Cláudio Barulho em 1973: "Não vou deixar cair, mais uma vez, para provar que não é mole me aturar. Os Bambas nasceu, cresceu, cresceu e ninguém vai me segurar..."

Depois, partiu para "azul e branco é o meu manto, quero paz. Só quem tem samba na veia, é mais feliz... Sou Bambas e ninguém vai me derrubar."



Até que o samba de 2013 explodiu e, com a escola, explodiu o canto de componentes e público no Complexo Cultural do Porto Seco. Devidamente fantasiada do início ao fim, com talvez ainda mais energia do que no dia do desfile oficial, a azul e branco fez um espetáculo digno do caneco que recebeu.

A exemplo de todas as baterias que cruzaram a avenida nesta noite, sem exceção, Bambas da Orgia deu espetáculo. Mas, ao espetáculo dos ritmistas da Trovão Azul, tente somar a emoção de serem campões do Carnaval. E aí, talvez, dê para se ter uma ideia do que aconteceu na avenida no encerramento do desfile das campeãs!

Mais do que o orgulho estampado no pavilhão, como cantam os versos do samba, o orgulho estava estampado em cada rosto que, novamente, vestiu a fantasia e veio para a avenida celebrar o fim do jejum.

Basta ouvir o samba de 2013. É isso. O voo da águia, altaneira, majestosa, renascida, valente, guerreira... Cruzou o céu e cruzou o "Mar". Mostrou ser imortal em notas musicais, trouxe alegria aos "filhos" bambistas, chegou ao apogeu. E Porto Alegre dormiu hoje vendo desfilar o "amor maior", a "águia do coração", o Bambas campeão do Carnaval.

9 comentários:

Guinho - Campo Bom disse...

Um vergonha Bambas ser Campeã, está na hora de repensar estes jurados!

paulo pinto disse...

Será que a culpa é mesmo dos jurados?
Queriam por que queriam jurados de fora.Agora querem voltar com jurados daqui? Pensem bem.

Anônimo disse...

OS JURADOS SÓ VIRAM OS ERROS DEPOIS DO DESFILE PELA TELEVISÃO AÍ JÁ ERA TARDE, QUERO VER AS JUSTIFICATIVAS

Anônimo disse...

Carnaval é quesito e após o incidente com a ultuma alegoria, todos os quesitos foram esquecidos..Bambas Campeão é fim de papo.

Anônimo disse...

É INADMISSÍVEL QUE UMA ESCOLA TRABALHE O ANO TODO PARA APRESENTAR UM BELO DESFILE E SEJA ULTRAPASSADA POR OUTRA QUE PECOU DURANTE SEU DESFILE NA AVENIDA, ASSIM O PÚBLICO VAI CADA VEZ MAIS SE AFASTAR DO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE

Anônimo disse...

Carnaval não é so visual..imperadores 100% visualmente melhor que bambas, e os quesitos? Tirou um 9,9 em MS e PB, ou vão me dizer que a quebra do carro de bambas prejudicou o casal vermelho??

Joca o Carioca da gema disse...

O choro é livre, Parabéns Cleomar e nação Azul e Branca. Uma pergunta aos entendidos, após a alegoria que quebrou havia alguma ala? Se não havia ala tudo certo? Os meus conterraneos da cidade maravilhosa agiram corretamente. Perdedores: o Choro é válido, mais uma vez parabéns Cleomar vc. é o cara. bjs aos chorões.

Fernando Madruga disse...

É meus amigos carnavalescos, o carnaval é feito de surpresas e até a linha amarela não tem campeã. Azar daqueles que antes prometeram o titulo aos seus componentes, essa é a indignação, foram para a avenida com pinta de campeões e cairam do cavalo. Parabéns a verdadeira CAMPEÃ BAMBAS DA ORGIA, que a única promessa era retornar ao desfile do sábado entre as campeãs, essa é uma promessa de alguém com os dois pés no chão, essa é uma promessa de alguém que sabe que o carnaval é feito de surpresas. Agora que leram as justificativas dos jurados, deu, vamos trabalhar para o próximo ano, e nada de prometer título, pode dar ZEBRA. Um forte abraço a todos os carnavalescos e se serve de consolo, preparem-se para o próximo ano.

gil de são léo disse...

gil de léo diz:
nada contra aescola da praiana tá!
trazer interprete do rio e não finalizar as fantasias dos seu componentes que tocava na sua bateria , dando o sangue em seus ensaios junto com os seus componentes de suas alas ? no minimo ridiculo tá ! que ficassem com o meu amigo sandrinho que daria conta tranquilamente .