sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Justificativas de FANTASIA - Grupo Intermed. A

Samba Puro foi a única escola nota máxima em fantasia - Foto: Evandro Oliveira, PMPA

ACADÊMICOS DE NITEROI (9,7 / 9)
Paulo Filandro
— A entidade apresentou concepção, adequação em suas fantasias, explorou e distribuiu muito bem as cores ao enredo proposto, mas ficou prejudicada nos aspectos de uniformidade. A comissão de frente apresentou uma componente sem adereço de cabeça. Após a ala 7 “Fogo do Esporte”, foi verificado uma ala de branco com pompom vermelho, considerando que sua indumentária não está condizente com o enredo. Ainda no que se refere à uniformidade, Ala boitatá com 4 componentes sem chapéu.
Heloísa Dias — Na ala fogo “Fogo dos Esportes” havia dois componentes com meias soquetes. Na ala “Arte em Cerâmica” havia dois componentes com bermudas diferentes. Na ala “Boitatá” havia seis componentes sem chapéus, quando a proposta das fantasias contavam com este adereço (complemente)

IMPÉRIO DO SOL (10 / 9,9)
Paulo Filandro
— A entidade, por meio de suas fantasias está adequada ao enredo, utilizando recursos de distribuição de cores, fantasias bem acabadas e uniformes.
Heloísa Dias — Criação artística das fantasias baseada no enredo. Adequação das fantasias à temática do enredo, porém na ala “ Negros Escravos” alguns componentes com sapatos diversos (sapato Anabela, tênis, sapato social, sapa tênis, etc).

IMPERATRIZ LEOPOLDENSE (9,9 / 10)
Paulo Filandro
— A entidade apresentou concepção em suas fantasias na apresentação de seu enredo. Fantasias mantendo uniformidade, com visual muito bem distribuído. Na ala 11 (CEEE e o Incentivo à Cultura), penso que a indumentária de seus componentes ficou desconectada do enredo, sem representatividade. Na ala 12 e 13, não encontrei nenhuma simbologia vinculada ao enredo, mesmo considerando os aspectos de subjetividade e carnavalização.
Heloísa Dias — Exploração de cores com efeito e tonalidade. Atingiu os objetivos do quesito na sua totalidade.

UNIDOS DA VILA MAPA (9,6 / 9)
Paulo Filandro
— Apesar de ficar evidenciado o esforço da entidade em adequar suas fantasias ao enredo. Foi observado figurante, da comissão de frente sem cocar, ausência da ala poloneses ou integrada à ala dos alemães, dificultando sua identificação. Falta de chapéus em dois componentes da ala escola (educação forma). Nos últimos setores da escola, as fantasias perdem sua representatividade com relação ao enredo proposto, ficando comprometido os aspectos de concepção e criatividade.
Heloísa Dias — Fantasias sem efeito e tonalidade. “Ala Guardiões de Zumbi” com fantasias despencando, incompletas, faltando partes para sua composição. Na ala “ Escola” (Educação Formal) componentes sem chapéus. Fantasias mal confeccionadas, sem acabamento. A ausência de alas prejudicou a leitura do tema das etapas previstas no organograma concebido pela entidade.

UNIDOS DO GUAJUVIRAS (9,8 / 9,7)
Paulo Filandro
— Mesmo considerando o belo visual que a entidade proporcionou em suas fantasias, com ótimo acabamento e uniformidade, ficou evidenciado problemas de adequação de algumas alas relacionadas ao enredo – alas 01, 04, 05 ,06, 10 não constavam elementos simbólicos ou subjetivos, ficando comprometidos os aspectos de adequação e concepção.
Heloísa Dias — Ausência das alas 5 (irmandade) e 10 (plantas, colher), prejudicando a leitura do tema. Ala nº 14 componentes de sapatos diversos (tênis, sapatilhas, alpargatas, etc). Criação artística dentro do enredo.

SAMBA PURO (10 / 10)
Paulo Filandro
— A entidade atendeu todos os requisitos por meio de suas fantasias, concepção, adequação, exploração e distribuição de cores mantendo uniformidade, possibilitando apresentar um ótimo visual, com recursos de criatividade.
Heloísa Dias — Perfeita criação artística dentro da temática do enredo. Exploração de cores com efeito e propriedade. Fantasias com originalidade, variedade e bem confeccionadas. Atingiu os propósitos do quesito em sua totalidade. Parabéns.

PROTEGIDOS DA PRINCESA ISABEL (9,4 / 9,8)
Paulo Filandro
— A entidade apresentou fantasias com recursos limitados, consequentemente ficando limitadas, com falta de criatividade, simplicidade de forma demasiado comprometendo os aspectos de concepção. Foi verificado ausência da ala 11 (só alegria).
Heloísa Dias — Fantasias com pouca originalidade, variedade de materiais e cores. Sem efeito e tonalidade.

Nenhum comentário: