sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Justitficativas de SAMBA - Grupo Intermediário A

O samba que conduziu a Protegidos, de Andy Mendonça, Belo e Bruno Martins, ganhou nota máxima - Foto: PMPA

ACADÊMICOS DE NITEROI (10 / 10)
Joelci Nascimento — Samba mistura o interpretativo com o descritivo de acordo com o tema proposto apresentado.
Adair Antunes — Nota dez para um samba-enredo com excelente refrão, com letra e musica em completa harmonia. A nota máxima premia um trabalho qualificado.

IMPÉRIO DO SOL (9,9 / 10)
Joelci Nascimento —Muita letra para pouca melodia (que suportava toda dor dessas correntes)
Adair Antunes — Samba-enredo nota dez. Letra com poesia pura, retratando fielmente o tema. Dois refrãos fortes e comunicativos. A melodia bem tratada harmonicamente.

IMPERATRIZ LEOPOLDENSE (10 / 10)
Joelci Nascimento — Samba casado com o tema, com dois refrões que empolgam.
Adair Antunes —A nota máxima foi dada a um samba que apresentou de forma didática o tema fielmente. É a função do samba-enredo. Música e letra sincronizadas.

UNIDOS DA VILA MAPA (9,8 / 9,9)
Joelci Nascimento — Samba com dois refrãos que empolgam, mas depois oscila na sua interpretação.
Adair Antunes — Samba enredo não é obra literária, mas deve haver cuidados para não cometer equívocos como “cigano ler a mão”, quando são as mulheres ciganas que leem a mão. Também o “paço” da rancheira. Além de alguns erros ou desencontros históricos. Mas o samba tem letra e música boas, alegres e “pra cima”. Um décimo serve como advertência e não punição.

UNIDOS DO GUAJUVIRAS (10 / 9,8)
Joelci Nascimento — Samba retrata exatamente o que se propõe o tema, com muita clareza.
Adair Antunes — Em algumas frases como “ No território modelo...”, a métrica fica comprometida, tem muita letra e pouca música. Um bom samba que poderia ser melhor trabalhado. A frase “ A visão de um novo dia” FUTURO. “ É hoje o ideal” PRESENTE. Mas samba empolgou. Empolgação é apenas uma ponte de uma música.

SAMBA PURO (10 / 10)
Joelci Nascimento — Samba tal qual o enredo, com muita fidelidade.
Adair Antunes — Samba nota dez. Samba Puro... pura poesia, pura melodiam samba para ficar na memoria. Harmonicamente perfeito.

PROTEGIDOS DA PRINCESA ISABEL (10 / 10)
Joelci Nascimento — Encontro fiel do samba com o enredo.
Adair Antunes — Nota máxima para um samba com letra e melodia muito bem casadas em termos harmônicos. Dois refrões, um exaltando a entidade e o outro dentro da temática escolhida.

Um comentário:

Mário Jéferson disse...

Sambas de Enredo das Escolas de Samba do Grupo Intermediário "A" muito bem elaborados e letra fácil, mas como o samba da QUERIDA SAMBA PURO do "Morro da Conceição" é MARIAAAA!!! Parabéns ao compositor Edison Vieira, vc sempre 10; 10; 10; vc é MILLLL.