terça-feira, 12 de março de 2013

Como ficam os grupos para o desfile de 2014

Definido o ascenso e descenso deste ano, agora é aguardar o que estará previsto no regulamento para 2014 - Foto: Marcos Pereira

Da reunião realizada na noite desta segunda-feira com os dirigentes de todos os grupos do Carnaval de Porto Alegre, saiu a resposta que todos aguardavam em relação ao rebaixamento e a ascensão de escolas para o próximo ano.

Apesar de o regulamento aprovado pelos presidentes em setembro de 2011 (então vinculados unicamente à AECPARS) prever que, no Carnaval de 2013, duas escolas subiriam e duas desceriam de cada grupo, a recém-criada Ugespa, que passou a congregar as agremiações do Grupo Especial, propôs que o descenso fosse de apenas uma, e registrou esse desejo em documento às vésperas do desfile.

Como as entidades tinham posições diferentes — a AECPARS defendia a manutenção do regulamento e a Ugespa propunha uma nova regra —, foi preciso unir todas as partes para que houvesse um entendimento pós-Carnaval, já que nenhuma mudança referente ao sobe e desce havia sido aprovada na plenária que estabeleceu a normativa regulamentar (e que pode prever alterações), o que seria o procedimento padrão. Eis que o acordo foi mesmo a possibilidade que já havíamos comentado por aqui: cai uma escola e sobem duas.

No balanço dessa decisão, as penúltimas colocadas saem ganhando com a permanência em seus respectivos grupos, já que o regulamento previa que caíssem, e as duas primeiras colocadas dos grupos A e de Acesso não são prejudicadas, tendo suas ascensões garantidas.

Com isso, os grupos ficam assim:
Grupo Especial — terá 11 escolas no Carnaval de 2014. Apenas a Praiana será rebaixada e o grupo vai receber as duas primeiras colocadas do Grupo A, que foram Samba Puro e Imperatriz Leopoldense.

Grupo Intermediário A — repete a fórmula e permanece com sete escolas. Assim como o Especial, o grupo rebaixará apenas a última colocada, que foi a Vila Mapa, e receberá as duas primeiras colocadas do Grupo de Acesso (Copacabana e Unidos do Capão), além da Praiana.

Grupo de Acesso — Apenas a União da Tinga será desclassificada. Com a queda dessa escola e a ascensão de duas, o grupo, no momento, tem cinco entidades. Ainda não foi definido quantas agremiações licenciadas voltam a competir no Carnaval de Porto Alegre e passam a integrar o Acesso em 2014.

Em relação ao ascenso e descenso do Carnaval 2014, uma nova reunião será realizada, ainda sem data prevista, para que o regulamento dos desfiles do ano que vem seja definido e aprovado em comum acordo.

18 comentários:

Ederson disse...

Realmente o carnaval de Porto Alegre é um legítimo fracasso.
Não existem mais regras.
Os componentes apaixonados passam meses ensaiando,se apresentando e trabalhando dias e noites para fazer bonito para o público e no final nada é resolvido na avenida.
Se é para cair 2 que seja respeitado.
Antes era apenas a AECPARS e já tinha seus problemas hoje INVENTARAM outros orgãos para a finalidade de apenas SUGAR.
Onde são apenas presidentes que pensam em si.
E não nas agremiações que defendem..
Falta de respeito ao público

paulo pinto disse...

Que palhaçada! Carnaval de Uruguaiana é reciclado,só com coisas que ja passaram em outros estados e carnaval de PoA com seus arranjos e maracutaias. Porisso que a cada ano o Porto Seco tá cada vez mais vazio.

paulo pinto disse...

Que palhaçada! Carnaval de Uruguaiana é reciclado,só com coisas que ja passaram em outros estados e carnaval de PoA com seus arranjos e maracutaias. Porisso que a cada ano o Porto Seco tá cada vez mais vazio.

paulo pinto disse...

Que palhaçada! Carnaval de Uruguaiana é reciclado,só com coisas que ja passaram em outros estados e carnaval de PoA com seus arranjos e maracutaias. Porisso que a cada ano o Porto Seco tá cada vez mais vazio.

ramos disse...

acredito e adoro o carnaval de porto alegre, nada contra a Vila Isabel ou as demais que cairam, mas não dá para concordar com esta decisão,faz parte da competição caiu-caiu, quando achamos que o carnal vai progredir vem este balde de água fria, Alo galera do carnaval querem acabar com a nossa festa!!

Luis Fernando disse...

E mais uma vez essa CÓRJA que se julga CARNAVALESCA mexe seus pauzinhos e muda as regras do jogo para se beneficiarem e o povo que PAGA para assistir essa PALHAÇADA é obrigado a aceitar esse tipo de coisa.
SENHORAS E SENHORES,ESTE É O NOSSO VERDADEIRO CARNAVAL, OBRIGADO A TODOS OS NOSSOS PRESIDENTES

Luis Felipe disse...

No momento em que Porto Alegre quer se moldar como o Rio de Janeiro .. Peca ! Combinado é combinado, se deveriam cair duas, infelizmente paciência, foi feito um acordo. Sou da mesma opinião que é um desrespeito ao público seguidor dessa paixão que é o carnaval.

Adãozinho da Bonja( o famoso Bigode) disse...

ALICE, gostaria de saber porque não publicasse o meu comentário? Será porque no meu comentario eu dava nome as Pessoas que fizeram essa maracutai? Ou será que vc. também é do time? Quero acreditar que vc. não é conivente com isso, portanto peço que publique o meu comentário na íntegra para todos os carnavalescos ficarem sabendo o quer aconteceu e que fez essa maracutaia.. Certo; Adaozinho da Bonja( o famoso Bigode)

Ederson disse...

Será que agora alguém irá culpar o prefeito?
Será que realmente não precisamos de mais hospitais ao invés de um sambódromo?
Nossos filhos estão crescendo será que não precisamos de um salário digno aos professores?
A cada ano que passa alguns ditos PRESIDENTES das entidades aparecem com carros novos,casas cada vez melhores, e sabemos muito bem de onde vem esse dinheiro não vamos ser tão hipócritas de nos enganar a nós mesmos..
Ou seja está mais que na hora de tomarmos vergonha na cara e ir curtir CARNAVAL em PRAIAS nada melhor que pegar a família e curtir.
Encontro muitos que já tomaram a mesma atitude nas praias curtindo.
Chega de trabalhar e não receber,passar noites em claro e no final sempre a mesma coisa.
Ganha quem eles querem e cai quem eles querem.
Se estiver errado podem ter certeza que não irei pedir desculpas pois esse é meu sentimento e de muitos tbm.

MARCELO disse...

O carnaval está uma varzea, caiu caiu, com todo respeito as ESCOLAS, mas quem não consegue se segurar que se junte com outra, é uma vergonha subir um ano pq teve ajuda de ESCOLA A, B e C...E NO ano de desfilar sozinha CAIR de novo. Sobe duas cai duas sobe uma cai uma. Desse jeito nosso carnaval vai continuar sendo o 5° melhor do Brasil!

Adaozinho da Bonja( o Bigode) disse...

Alice, gostaria de saber porque vc. não colocou o meu comentário? Será que é porque eu falei algumas verdades que aconteceram na Reunião de 11.3.2013, ou vc. tem receio de alguma represália? Acho que voce não joga no time das maracutáias. Essa é a segunda vez que te cobro isso. Vou continuar insistindo para que vc. publique o meu comentário das maracutaias que houveram na Reunião do ia 11.3.2013 la na AECPARS.Ass. Adaozinho da Bonja( o Bigode)

Joaquim Trindade da Cohab disse...

Alo Sr. Prefeito; Qual a Entidade que Administra junto com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Cultura o nosso Carnaval: AECPARS ou tal UGESPA, onde o Presidente Preto da as diretrizes?

Anônimo disse...

gostaria de saber onde está a PREFEITURA que não se manifesta com esta atitude ilegal, injusta e vergonhosa esta medida pode ser alterada assim como a volta do carnaval as proximidades do centro de porto alegre, o abaixo asinado que tem que ter é este " CARNAVAL É DO POVO E DEVE VOLTAR PARA O POVO, SEU LUGAR É NO CENTRO " ESTA DE IDEIAL DE FAZEM NO LOCAL DO ANFI-TEATRO É OTIMA ASSIM COMO NUMA RUA LATERAL DO ACAMPAMENTO FARROUPILHA E QUE OS REGULAMENTOS SEJAM CUMPRIDOS!!!!!!

JOAO

Marcelo SAMBA VERDADEIRO disse...

BOM NÃO SOU DE POA MAS CURTO MUITO O CARNAVAL DAI. EU PARTICULARMENTE ACHO QUE 10 ESCOLAS É POUCO O IDEAL(PRA MIM) SERIA 12 DESCENDO 2 E SUBINDO 2

Adãozimho da Bonja( o Bigode) disse...

Alice na realidade vc. não colocou o meu primeiro comentário, onde eu disse que o irmão do Presidente da Restinga o Doda não poderia votar pela Copacabana, pois o mesmo não é o Presidente ou Representante legal da nossa Copacabana, o Sr. Alessandro Nicoletti, Secreta´rio de Cultura de Sapucaia não poderia votar pois o mesmo até licenciado do cargo de Vice Presidente do Conselho da AECPARS esta por ser o Secretario em Sapucaia, mas infeslimente votou, Ai Victor Hugo e Setor Jurídico da AECPARS, como se explica isso, acho que essa Assembléia não tem validade assim como todos os assuntos tratados nesta Assembléia. Amiga Alice por favor publica isso para o Povo Carnavalesca saber da Maracutai que houve. Caso contrario passarei essa informações para o Renato Dorneles do Chora Cavaco. Valeu. ass. Adãozinho da Bonja( o Bigode)

Robertinho da Tribo disse...

E ai Presidente Ademir Moraes, para ajudar a te eleger quando Presidente da AECPARS as Tribos podiam votar, agora na hora de acabar com a Maracutaia no Regulamento eles não podiam votar? Continuas o mesmo hem Ademir, quando te beneficia as tribos estão na fita, quando vai te prejudicar(..) não podem votar, que isso mano.larga disso. Ai tribos carnavalescas tudo tem volta, certo?Robertinho da Tribo

Nelson disse...

SINCERAMENTE, OS CULPADOS SÃO VOCÊS MESMO, POVO DO CARNAVAL. DIZEM QUE ESTÃO CANSADOS DE MARACUTAIA E COISAS ASSIM. MAS ESTÃO LÁ TODOS OS ANOS COMPRANDO CAMAROTES, FRISAS, INGRESSOS, ETC. OU SEJA, DAQUI HÁ ALGUNS MESES NINGUÉM MAIS VAI ESTAR FALANDO DISSO. É COM ISSO QUE OS PRESIDENTES CONTAM. SEMPRE FOI ASSIM. AS PESSOAS SE PREOCUPAM APENAS COM SUAS ESCOLAS E NÃO COM A FESTA "CARNAVAL". VEJAM ESTE ANO: UM RESULTADO ABSURDO, MAS TEVE GENTE QUE VIBROU. HÁ ANOS TEMOS PROBLEMAS NOS JULGAMENTO. HÁ ANOS VEMOS DESTAQUES NÃO RECEBENDO. HÁ ANOS VEMOS DIRIGENTES ENRIQUECENDO. HÁ ANOS VEMOS COISAS HORRÍVEIS NA AVENIDA. HÁ ANOS TEMOS UM PULEIRO NA AVENIDA. HÁ ANOS PEDIMOS SAMBÓDROMO. HÁ ANOS NÃO SABEMOS COMO SE DÁ A ORDEM DOS DESFILES. É TUDO FECHADO, LÁ ENTRE ELES. E OS PATETAS (CARNAVALESCOS) VÃO LÁ APLAUDIR.

Cintia disse...

Que vergonha! Isso não me surpreende... Realmente isso é uma total vergonha. Se a Vila Isabel ficou no especial, a Praiana também tem que ficar. MUITO INJUSTO! QUE FALTA DE VERGONHA NA CARA!