quarta-feira, 10 de abril de 2013

Inscrições para o 2ª módulo do Curso de Enredo


* Por Gerson Brisolara

Encerra no próximo dia 18 o prazo para que carnavalescos, pesquisadores e interessados em compartilhar experiências da festa carnavalesca se inscrevam no segundo módulo (entenda aqui) do curso de tema enredo promovido pelo CETE – Centro de Estudo e Pesquisa de Tema Enredo.

No total, serão 14 palestras aos sábados, de 20 de abril a 27 de julho, das 14h às 18h, na Sala Salzano Vieira da Cunha, no 3º andar da Assembléia Legislativa, no Centro de Porto Alegre.

- Além de tema enredo, serão abordadas suas relações com a bateria, com as coreografias das comissões de frente e com o bailado de mestre-sala e porta-bandeira; com a concepção de figurinos e fantasias, com a criação de alegorias, características dos temas, enredos diferenciados, criatividade dos títulos dos enredos e a repetição dos enredos ao longo dos anos - explica o organizador do curso, Sérgio Peixoto.

Entre os convidados, já estão confirmados nomes como Mestre Odilon (enredo-bateria), Handerson Big (enredo-comissão de frente), Júlio César Farias (a importância do enredo), Marcos Batucada (enredos diferentes/diferenciados) e os estreantes no curso do CETE Arleson Pereira Rezende (o enredo nas Escolas de Samba Mirins do RJ), Thiago Monteiro (relação enredo-harmonia de desfile), Pablo Ferreira (o enredo e as coreografias apresentadas na avenida) e Anderson Chagas (a visão do julgador do quesito).

O valor das inscrições é de R$ 60, e são feitas apenas pela internet, pelo e-mail cete.temaenredo@gmail.com. O pagamento pode ser efetuado através de depósito no Banco Bradesco (Agência 1972 / Conta 0041116-7), em nome de LUIZ ROBERTO DOS SANTOS CORRÊA. Os comprovantes de depósito ou transferência bancária poderão ser enviados para o e-mail da inscrição. Os sócios em dia com o CETE terão um desconto de 50%.

O interessado deve informar seus dados pessoais, como nome, endereço completo, telefone para contato, e-mail e o módulo no qual deseja participar (nesse caso, o Módulo 2). Essa modalidade é direcionada a quem participou de ao menos uma das quatro edições anteriores do curso (entre 2009 e 2012) e extensiva aos alunos do módulo 1 deste ano.

PROGRAMAÇÃO:
20 de abril – ABERTURA
* Presenças de Joaquim Lucena, Fábio Verçoza, Victor Hugo Amaro, Juarez Gutierrez
* Entrega dos certificados aos participantes do modulo 1
* Entrega dos troféus aos melhores enredos 2013: Bambas da Orgia, Protegidos da Princesa Isabel, Copacabana, Os Guaianazes, Império Serrano (Guaíba), Império da Zona Norte (Santa Cruz do Sul)

27 de abril - A importância do enredo.
Palestrante: Sérgio Peixoto, temista e carnavalesco

04 maio - Falando de enredo.
Édy Dutra, Gerson Brisolara e Helena Cattani

11 de maio - Falando em enredos
 Palestrante: Julio Cesar Farias

18 de maio: A importância da bateria na relação com o enredo
Mestre Guto e Mestre Odilon
Local: quadra da E.M. Restinga

25 de maio - Os enredos nas escolas mirins do Rio de Janeiro

Arleson Pereira Rezende

01 de junho - Dançando pelos enredos
Pablo Ferreira e Anderson Chagas

08 de junho: A relação enredo/criação dos carros alegóricos
Sílvio Oliveira, carnavalesco
Local: barracões do Complexo Cultural do Porto Seco

15 de junho - O enredo na comissão de frente
Handerson Big

22 de junho - A harmonia no samba
Thiago Monteiro

29 de junho: Do enredo ao samba
Aryzinho Rodrigues e Victor Nascimento

06 de julho - Enredos diferentes/diferenciados
Marcos Batucada

13 de julho - O enredo nas criações de fantasias
Gugu Lacerda, Alexandre Barbosa e Hélida Freitas

20 de julho: Lendo o enredo pelo organograma
Sérgio Peixoto e Zulma Elizabeth

27 de julho – Encerramento com entrega dos trabalhos
10 de agosto – almoço de confraternização e entrega dos certificados com avaliação

Nenhum comentário: