segunda-feira, 27 de maio de 2013

O enredo da Apito de Ouro para 2014

Foto: Samuel Maciel, PMPA

Homem cujos ideais mudaram a história sul-africana, a figura de Nelson Mandela viajará até o Rio Grande do Sul para entrar na avenida com a Apito de Ouro no Carnaval de 2014 contando as belezas de um pedaço do nosso chão.

Com o enredo "Fantástica viagem de Nelson Mandela à Lagoa dos Patos", de autoria do advogado Léo Licks, a escola de Tapes resgatará a cultura negra da região a partir do sonho de um pescador que, ao adormecer na areia, vê Mandela navegando pelos recantos da Lagoa.

A sinopse será divulgada em breve, ainda durante esta semana, juntamente com o material para as inscrições do Festival de Samba-Enredo. A escola do Grupo de Acesso, que nos últimos Carnavais realizou concurso interno para escolher seu samba, este ano fará o Festival de portas abertas.

— Queremos fazer do festival um grande evento em Tapes! As inscrições abrem no dia 31 de maio. As datas do festival são 3 e 10 de agosto. O prêmio é de R$ 4 mil para o vencedor, mas também haverá premiação para os 2º e 3º colocados — adianta o presidente da escola, Marco Pilger.

Então, compositores, atenção: nos próximos dias, o Baticumbum disponibilizará sinopse, ficha de inscrição e regulamento para a disputa.

6 comentários:

Marcos disse...

De novo Mandela?? Foi o Enredo do Guajuviras esse ano!! Faltou criatividade.

Viviane de Iansã disse...

Ola, comentei sua Materia e o Site Baticumbum, no programa Vivi na tv as 16 hrs, canal 55,UHF e 11 da net.
Parabens.

Marco Antônio Pilger disse...

OLHA SÓ NA REALIDADE O TEMA DO APITO DE OURO, SEGUNDO INTERPRETAÇÃO DO TEMISTA, TRATA-SE DE UMA FICÇÃO, OU SEJA, A HIPOTESE DE NELSON MANDELA TER VIAJADO PELA LAGOA DOS PATOS, DERIVADA DE UM PESCADOR QUE AO DORMIR NAS AREIAS DA LAGOA, SONHA QUE NELSON MANDELA NAVEGOU POR TODOS OS RECANTOS DA LAGOA DOS PATOS. O TEMA, NA REALIDADE, BUSCA O RESGATE DA CULTURA NEGRA NA REGIÃO E FALA-SE EM NELSON MANDELA POR SER GRANDE LIBERTADOR

Marcos disse...

E por que não escolher outro para ser esse personagem como Zumbi, João Cândido, Dom Obá ou tantos outros negros e negras de representatividade marcante na nossa cultura brasileira? Usar novamente uma figura que foi enredo nesse mesmo ano é de uma falta de criatividade ímpar, é mais do mesmo.

Marcos disse...

Se há o tema da navegação e luta por libertação, mais pertinente ainda ser um personagem como João Cândido, um bravo herói esquecido pela história oficial e pouco abordado. Mas preferiram seguir no "mais do mesmo"...

Marco Antônio Pilger disse...

enfim, a diretoria da escola apostou no tema e será este o tema a ser desenvolvido, apesar de não discordar de ti marcos de que existam outros personagens.. O importante de tudo isto é que a SRBC Apito de Ouro não se preocupou se alguma outra escola trouxe para a avenida este tema recentemente e sim, com a visão que temos sobre o tema e como iremos apresenta-lo