quinta-feira, 25 de julho de 2013

Baticumbum Vale do Sinos, por Marco Bica



A história da tinta vai pintar a avenida
A Academia da Zona Norte já tem enredo para o Carnaval de 2014. A escola vai coloria a avenida Dom João Becker falando sobre a criação da tinta, desde a pré-história até hoje.


Alambique tem nova estandarte

Enquanto faz mistério sobre seu "ilícito" enredo, a escola Alambique, caçula de São Leopoldo, vai montando seu time para o Carnaval de 2014. Na festa de aniversário da entidade, a diretoria apresentou sua 1ª porta-estandarte. Será Izaura Mello, que também é segunda da Vila Isabel no Grupo Especial de Porto Alegre.

*  *  *   
Portela do Sul apresenta sua 'realeza'
Enquanto negocia contratos para o Carnaval de 2014, surgem os primeiros acertos de fato da escola de Novo Hamburgo. A Portela do Sul apresenta sua soberana, Ana Silva, que, com elegância e simpatia, concorrerá ao título de Rainha do Carnaval de NH.

Aos 25 anos, a jovem estudante de Administração tem experiência em concursos. É Miss Beleza Negra de Taquara 2012, 1ª princesa do Carnaval de Estância Velha em 2012 e 1ª princesa do Carnaval de São Leopoldo em 2013.

Além da soberana, foram anunciadas também a musa e a madrinha de bateria da escola. A musa é a consagrada Edilene Chocolatão (foto acima), que também integra o grupo de beldades da bateria da Vila Isabel, escola de Viamão que desfile pelo Grupo Especial de Porto Alegre.  

A madrinha é Líly Velloso, neta de Ernani Alves, considerado um dos primeiros passistas do Carnaval de Porto Alegre, e filha de Renato Rosa, um dos fundados da Embaixadores do Ritmo.

Sua trajetória carnavalesca conta passagens ocupando diferentes postos nos Carnavais de São Leopoldo, Canoas, Sapucaia, Cachoeirinha e Porto Alegre. Este ano, foi convidada para desfilar em São Paulo como musa da harmonia da União de Vila Albertina.
 
*  *  *

Enquanto surge uma nova entidade...
Andando pelos eventos do Carnaval, me deparo com uma novidade. A Unesca (União das Escolas de Samba de Canoas) é uma realidade. Conheci o presidente e, nós próximos dias, a entidade deverá ser oficialmente criada, com o objetivo de apoiar suas entidades filiadas a partir da busca de aporte financeiro, estrutural, administrativo e através da realização de oficinas. 

...troca a gestão de outra
Apesar da possível criação da Unesca, as escolas de Canoas são filiadas à Lesc (Liga das Escolas de Samba de Canoas), entidade que mantém a maioria em unidade.

A liga, aliás, recém mudou de presidente. Rubens Menezes deixou o cargo e quem assumiu foi Tatiano Machado, presidente também da Acadêmicos da Grande Rio Branco.


O samba da Pérola Negra para 2014

Apesar do frio, o domingo passado foi quente na quadra da Pérola Negra, de Canoas. A escola realizou o festival que definiu seu samba para o Carnaval de 2014. A obra vencedora é de autoria de Jorge Luis Nascimento, filho do Nego Izolino, e Paulo Rafael, o Chocolate. O áudio será divulgado em breve, mas a letra você já pode conferir clicando aqui.


*  *  *

Corte de Sapucaia nos debates sobre igualdade racial
Como muitos sabem, sou rei momo do Carnaval de Sapucaia do Sul. Passado um recesso, nossa Corte está retomando suas atividades nesta sexta-feira. E estendemos o convite que me foi feito pela secretaria de Direitos Humanos de Sapucaia, de participar da Cerimônia Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial, hoje, às 18h. O evento é voltado a toda região metropolitana.


*  *  *
Em outras terras!
Sei que não é minha região, mas o povo de Viamão gostaria de divulgar na minha coluna o início da nova gestão da Assencarv. A posse será hoje, às 19h, na Câmara de Vereadores da cidade. O presidente é Adalberto Soares e o vice é Magno Ademir.

Nenhum comentário: