terça-feira, 16 de julho de 2013

Coluna: da Mangueira para o Vale do Sinos


Mestre-sala da Mangueira vem ministrar oficina


Olhem que boa notícia pode se concretizar logo, logo... O Raphael, mestre-sala da Mangueira, está louco para desembarcar por aqui e ministrar uma oficina de mestre-sala e porta-bandeira para as escolas, os destaques e os interessados da região do Vale do Rio dos Sinos.
Ele já iniciou conversações, inclusive com esta coluna, que será parceira dele nesse grande intercâmbio que ele promete trazer para a nossa terra.
Podem ir preparando seus talabartes e apetrechos!

Festival de samba-enredo em Canoas
No próximo domingo, dia 21, a escola Pérola Negra, caçula de Canoas, realizará o seu festival de samba-enredo. O evento terá início às 15h, com apresentações também da banda de pagode Malandragem e da bateria show da escola.

Imperdível! Ah, o tema da agremiação para o próximo Carnaval é "Na batida do samba e do coração a pantera exalta o amor". A quadra fica na Rua Camaquã, 670.

Debates sobre o Negro

* Novo Hamburgo sediará no próximo sábado, dia 20, a Pré-Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. O evento, promovido pela Prefeitura e pelo COMPPIR, será realizado no Espaço Cultural Albano Hartz e será aberto ao público.  Na ocasião, será apresentada a lei para a criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial. A pré-conferência antecede a Conferência Estadual, que acontece nos dias 24 e 25 de agosto, em Porto Alegre.

* Foi realizado um seminário estadual abordando a violência contra a população negra do Rio Grande do Sul. O evento foi realizado pela entidade Agentes Pastorais Negros do Brasil. A mesa oficial tinha a deputada estadual Ana Affonso, a presidente do grupo cultural Anastacia, Lourdes Concílio Machado, de Cultura, a jornalista Simone Ribeiro e o coordenador nacional da juventude da APNS, Eduardo Dutra.

* Canoas sediará a 1ª Conferência Metropolitana de Igualdade Racial. O evento será no dia 27 de julho, das 8h às 18h, no Salão Nobre da CICS. O encontro é preparatório pra Conferência Estadual que citei dois tópicos acima. O objetivo é elaborar propostas de políticas públicas de enfrentamento ao racismo e à discriminação racial, bem como avaliar os avanços, os desafios e as perspectivas desse segmento na região
metropolitana

Arraial do Samba
Pessoal, estive na Festa do Arraial do Samba que comentei na minha última coluna. Muito bom, gente! Pipoca, pinhão e amendoim, galeto... No lugar do quentão, tinha ceva e, em vez da música caipira, um ótimo samba e pagode de raiz...Logo logo será setembro e outro evento promete sacudir a quadra da Acadêmicos do Rio Branco. Babado forte!

Fatos e fotos!
Então, muitos amigos sabem que celebrei meu aniversário no fim de semana. Segue abaixo alguns cliques com personalidades queridas da região do Vale dos Sinos. Depois publico outras!
Luiz Carlos, intérprete da Apito de Ouro, cantando um samba pegado
Cabeleireira Cleia e seu amigo

Casal Nani e Biscoito, da Executiva do bloco Bstado Maior da Alegria, de São Leo
Coordenador da Igualdade Racial de NH , Eduardo Tamboreiro, e sua esposa

Nenhum comentário: