quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Baticumbum Vale do Sinos, por Marco Bica


Depois de algumas alfinetadas entre o presidente da Associação de São Leopoldo, Evandro dos Santos, e a deputada estadual Ana Affonso pelas redes sociais, parece ter-se tomado um caminho para o entendimento após a realização de um encontro entre a parlamentar e carnavalescos de São Leopoldo, que fizeram cobranças e pediram apoio.

A reunião ocorreu na última quarta-feira, no gabinete de Ana. Os carnavalescos solicitaram mais atenção por parte do poder público municipal. Ana Affonso enfatizou sua proximidade histórica com as escolas, comunidades e bairros do município e sua atenção para com as manifestações artísticas e populares.

- “Tenho identificação com esta causa e estas comunidades, sempre estive ao lado de suas lutas e reivindicações”, disse.

Participaram os presidentes Raul, da Imperatriz Leopoldense; Claudete, da Acadêmicos da Rio Branco; José Rodrigues, da Academia de Samba da Zona Norte; Roberto, da Estação Primeira de São Léo; Mestre Dú, da Alambique Leopoldense, e Dinho, da associação.

*  *  * 
Canoas tem uma nova entidade para assessorar, realizar projetos e construir um sistema empresarial com os destaques do Carnaval.

A ADECCA - Associação dos Destaques do Carnaval de Canoas - foi oficialmente fundada no dia 24 de Julho, em reunião na Secretaria de Cultura. Nos próximos dias, será feita nova reunião para agregar mais destaques e preencher algumas diretorias ainda abertas.

Presidente: Luciane Vais
Vice-Presidente: Flor de Liz (Mosa), porta-estandarte
1° Secretaria: Dafny Silveira, porta-estandarte
2° Secretario: Marcos Miller, mestre-sala
1° Tesoureira: Luciana Pereira, porta-estandarte
2° Tesoureiro: Daniel Scott, mestre-sala
Entre as metas, está promover oficinas de dança e maquiagem, conceder uma premiação paralela ao
Estandarte de Ouro de Canoas, firmar convênios, criar projetos junto à prefeitura para captação de recursos para qualificação, oferecer um espaço na avenida para os destaques, etc. Já há alguns conselheiros: Zé Cartola, Tania Regina, Dinho e Julinho

*  *  * 
E vem aí, um baile real
Estive reunido com o rei momo de Porto Alegre, Fábio Verçoza, para promovermos o primeiro Baile das Cortes, reunindo cortes do Carnaval de todo o Estado, um Seminário das Cortes e outras ações conjuntas.

*  *  * 
 Com esse friozinho, nada como uma boa feijoada. Então aproveita que no dia 25 de agosto, domingo da semana que vem, a escola de Canoas Nenê da Harmonia servirá a delícia ao meio-dia em uma festa no Clube Harmonia Futebol Clube (Rua Marcílio Dias, 132). Entre as atrações, haverá apresentação da intérprete Luciara, de bandas, do grupo da Acadêmicos de Niteroi, do Pagode do Dorinho e, claro, da Nenê. Os ingressos custam R$ 12.

*  *  *

Neste domingo, dia 18 de agosto, quem enche o prato é a Bambas de Niteroi, também de Canoas. E eu estarei lá para prestigiar. A escola realizará um galeto, a partir do meio-dia, para marcar sua arrancada, seu batismo como agremiação e também a apresentação de seus profissionais. Entre as atrações, haverá grupo show da Bambas e outras surpresas. Os convites custam R$ 10 e o evento ocorrerá na Sociedade Rui Barbosa (Rua Farroupilha, 834).

Nenhum comentário: