quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Dança abrirá seminários do CETE

Adilson Soares será um dos palestrantes - Foto: Vanessa Silva
 * Por Gerson Brisolara

A dança será o primeiro módulo abordado no seminário de qualificação organizado pelo Cete – Centro de Estudo e Pesquisa de Tema Enredo e Memória do Carnaval, que acontece a partir de sábado, dia 24 de agosto, na Assembléia Legislativa. No encontro, que tem como propósito capacitar os associados do Cete em critérios de julgamento, serão analisados quesitos referentes à dança e que são julgados em Porto Alegre e em carnavais do interior do Rio Grande do Sul, como mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, porta-estandarte e passistas.

Os experientes Adilson Soares (passista dos Bambas), Luiz Marcelo (o Marcelinho, mestre-sala da Imperatriz Dona Leopoldina), Geferson Fabiano Araújo (coordenador da comissão de frente dos Imperadores do Samba), Onira Pereira (ex-porta-estandarte) e Guislaine Pereira (porta-bandeira da Samba Puro) serão os palestrantes.

Na Capital, as comissões de frente não são julgadas, mas, em outros municípios, o quesito conta pontos. Porta-estandarte e passistas, em algumas praças, não são considerados quesitos (mas são itens obrigatórios para as escolas de samba) e, em outros casos, são julgados como Destaques.

Veja a programação do dia 24.08.2013:
14h – Adilson Soares, dos Bambas da Orgia, falará sobre Passistas (duração: 25 minutos)
14h30 – Onira e Guislaine Pereira falarão sobre Porta-Estandarte (50min)
15h30 – Intervalo do cafezinho
15h45 – Geferson Fabiano, dos Imperadores do Samba, falará sobre Comissão de Frente (50min)
16h45– Marcelinho e Guislaine falarão sobre Mestre-Sala e Porta-Bandeira (50min)

As palestras vão acontecer sempre às 14h, na Sala Salzano Vieira da Cunha, 3º andar da Assembléia Legislativa. O seminário seguirá por ainda mais três sábados, desenvolvendo os seguintes módulos:

31/08: Módulo Musical (quesitos bateria, harmonia musical e samba enredo)
21/09: Módulo Conjunto e Evolução (quesitos evolução e conjunto)
28/09: Módulo Plástico-Visual (quesitos tema enredo, fantasias, e alegorias e adereços)

O seminário é exclusivo aos associados do Cete e para quem concluiu ao menos uma das cinco turmas do curso de tema enredo até agora realizadas. Os interessados poderão se inscrever em até dois módulos.

Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição e informar os dados pessoais (nome, e-mail, celular) e os módulos que desejarem participar (no máximo de dois) para o endereço eletrônico cete.temaenredo@gmail.com.

As inscrições custam R$ 10 (sócios) e R$ 30 (não sócios). O valor pode ser pago através de depósito no Banco Bradesco (Agência 1972 / Conta 0041116-7), em nome de LUIZ ROBERTO DOS SANTOS CORRÊA, até o dia do respectivo módulo. Os comprovantes de depósito ou transferência bancária poderão ser enviados para o e-mail do CETE.

Nenhum comentário: