quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Baticumbum Vale do Sinos, por Marco Bica


Desdobramento de um encontro realizado no mês passado, uma audiência pública sobre a cadeia produtiva do Carnaval de São Leopoldo será realizada no próximo dia 9, segunda-feira. O segmento deverá relatar sua realidade e debater com a Câmara o espetáculo popular. Será no plenário municipal, a partir das 19h30min. Toda a comunidade carnavalesca da região do Vale do Rio dos Sinos está convidade, hein!

* * * 

Falando em São Leopoldo, de quarta a domingo é dia de samba com o pessoal do Calçada do Samba. No último sábado, quem passou por lá foram o intérprete Alexandre Belo, atual voz do Império da Zona Norte, e Joyce, voz conhecida da noite gaúcha. 

O bar fica na Rua São Caetano, 53, perto da Estação São Leopoldo do trensurb.

                                 * * * 
E a verde e rosa de São Leo tem renovação no seu grupo. A Acadêmicos do Rio Branco acertou a permanência de seu primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira. Eduardo Yohaness e Luciane Erich vão para seu terceiro Carnaval consecutivo agremiação, pela qual, aliás, conquistaram o Estandarte de Ouro de 2012.

Entre suas experiências, o Edu tem passagens por escolas como Protegidos da Princesa Isabel (Novo Hamburgo) e Unidos de Sapiranga (Sapiranga). A Lu já dançou por Unidos do Capão (Sapucaia), Portela do Sul e Protegidos da Princesa Isabel (Novo Hamburgo), Império do Sol e União da Vila (São Leopoldo).

— O casal vai repetir o excelente trabalho em 2014, conduzindo a bandeira da mais querida de São Léo, esbanjando profissionalismo e muita simpatia como sempre, já que o sorrisão é a marca destes dois! — declara a presidente Claudete Bittencourt.

Adoro eles! Viva a verde e rosa de São Leopoldo!



                                 * * * 
A Pérola Negra, de Canoas, anunciou quem vai mostrar no pé o samba da escola no Carnaval de 2014. É Filipe Bueno, de 19 anos. Além de primeiro passista da Pérola, Filipe é também segundo passista da Imperatriz Leopoldense, que desfila pelo Grupo Especial de Porto Alegre, e integra a ala de passistas da campeã Bambas da Orgia.

Filipe tem passagens também por escolas como Unidos do Capão, Rosa Dourada, Nenê da Harmonia, Acadêmicos de Niteroi e Estado Maior de Morretes.

— Apenas seja humilde em tudo o que você venha a fazer, pois humildade levará a muitas portas abertas e a novas chances de chegar onde você nunca imaginou chegar — pondera o passista.


                                  * * * 
Nos dias 24 e 25 de agosto, foi realizada a III Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, em Porto Alegre, sob o tema Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um RS Afirmativo.

Cerca de 250 delegados realizaram debates, aprovações e reflexões sobre a política pública de combate ao racismo. Desses, foram escolhidos 14 delegados da sociedade civil e sete delegados dos governos municipais para representarem o RS na etapa nacional da conferência, em novembro. 

Parabéns à comissão organizadora, na pessoa da coordenadora Sandra Maciel!
Ministra Luiza Barros, secretaria especial de políticas públicas de promoção da igualdade racial
À esquerda, minha amiga Angela Chaves, vestida com um traje diretamente do Senegal. Para se sentir básica, também fez um penteado 'Guiné Bissau'. Um escândalo de lindo o estilo africano na conferência. À direita, Eduardo Dutra (coordenador nacional da juventude APNS), Vanito (vindo de Guiné), eu e Abdu (do Senegal)

Um comentário:

Carnavalesco disse...

Adorei a matéria. O Bica arrebenta!