sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Na Arquibancada: As cores e o Carnaval


"Quando eu morrer não quero choro nem vela, quero uma fita amarela gravado com o nome dela"...E assim Noel Rosa anunciou seu amor pela mulata amada. Talvez tenha escolhido a cor do quindim, do sol e do ouro pelo simbolismo que representa. Outro romântico, o poeta alagoano Djavan também coloriu o amor na composição "Azul" quando cantou "Eu não sei se vem de Deus do céu ficar azul, ou virar dos olhos teus esta cor que azuleja o dia..."

Pois, no Carnaval, não é diferente, já que as cores também prevalecem por lá. São as cores das agremiações, das fantasias, dos temas enredos, das alegorias. Coisa bonita, mesmo. O que fica esquisito, enquanto imagem, é a timidez de criatividade ou dúvida dos responsáveis em criar as fantasias e montar o espetáculo de todos os anos. É preciso muita criatividade nas cabeças dos carnavalescos e dos figurinistas para contemplar as exigências propostas. Se o tema é abstrato e não há inspiração, "desanda a maionese". É arco-iris direto. Nem as cores do pavilhão são respeitados.

Exagero? Não mesmo. É preciso ser avaliada a hora do desfile, a harmonia de imagem e efeito das alas e, principalmente, a fidelidade às cores da Escola. Já imaginaram, hipoteticamente, uma das duas entidades de Porto Alegre com uma situação destas? Os tradicionais Bambas da Orgia e sua cor azul e os Imperadores e seu vermelho vivo. Imaginem vocês se a primeira reverencia um dos clubes de futebol da cidade (o colorado) e a que representa o vermelho, homenageia o mar ou o céu? Putz. Embaraço puro.

Mas apostemos na inspiração, talento e criatividade dos profissionais do Carnaval para manter bela e colorida (com bom senso) a maior manifestação cultural popular. E para fechar a conta e voltar para a arquibancada, permita-me que cite uma música que remeta a um pensamento ecológico "Grama verde, neste verão...". Dá-lhe Leleco Teles!!!

Abraços a todos, Edinho Silva - todos os domingos, das 13h às 15h, www.radioestacaoweb.com

Nenhum comentário: