quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O que a Samba Puro vai cantar na avenida


(se preferir, ouça no player abaixo ou faça download da versão guia)

* Por Marco Bica e Alice Schreiner

Em meio a velas aromáticas e rosas amarelas, a Academia de Samba Puro apresentou seu Carnaval de 2014 na última segunda-feira em um evento que nunca se viu igual. Você já leu aqui (clique) sobre a apresentação de João Boff como novo mestre-sala da agremiação do Grupo Especial.

Mas ainda não havíamos colocado o samba com que o intérprete Kaubi Tavares entrará na avenida (confira a letra mais abaixo) e nem sobre os demais anúncios feitos em uma festa armada com glamour, com toalhas longas e arranjos todos cravejados em rosas naturais amarelas. Tudo organizado para que a soberana do Morro Maria da Conceição mostrasse a público e a profissionais a importância que dá a todos e a seriedade com que arranca rumo ao desfile do ano que vem.

Ao falar sobre o enredo, o carnavalesco Guaraci Feijó expressou com alma e coração a ideia da escola em homenagear as Marias que existem em nossas vidas.


Em relação ao time de profissionais, foram oficializadas as renovações entre os casais de passistas e a chegada de uma nova bailarina. Os premiadíssimos Diego e Carla Lopes (acima) continuam ocupando o primeiro posto da Samba Puro. Stevem e Araxani (abaixo), segundo casal, continuam como segundos. Para formar o terceiro casal, foram contratados Eduardo e Tay (mais abaixo).



De novidade, tem também um novo guardião para o segundo pavilhão da tricolor do Morro.
— Apresentamos um novo mestre-sala para guarnecer o seu segundo pavilhão, ao lado de Tairine Machado. O nome da fera é Giovane Tavares, que já teve passagens por Candinha, Praiana, Império do Sol e Nenê da Harmonia (Canoas). No começo de sua trajetória, participou da Comissão de Frente da Praiana, no ano de 2011, e é aluno do Padedê — apresenta Emerson Waner, diretor de Carnaval da Samba Puro.

O evento de apresentação dos profissionais contou com a presença de diversas autoridades, como Ariane Leitão (secretaria de Políticas para Mulheres), Jair Batista Antunes (diretor dos Correios), o deputado estadual Aldacir Oliboni, Lanna Campos (representando a Secretaria Estadual de Cultura), Jackson Raymundo (representando a ministra Maria do Rosário, dos Direitos Humanos, e que será lembrada no enredo), além de dirigentes da AECPARS, Liespa, CETE e Ajucepers.

Sou Maria e Trago Outras
Marias pro Meu Carnaval
Autor do samba: Edson Vieira



SÃO TANTAS MARIAS PRA NOS ENCANTAR
SÃO AS FANTASIAS PRO MORRO SONHAR
É FORÇA DIVINA, É LUZ QUE FASCINA
A NOSSA ALEGRIA SE ESPALHA NO AR


BENDITA SOIS VÓS
ENTRE AS MULHERES VENCEDORAS
SONHADORAS, GUERREIRAS COM FORÇA E RAÇA
CHEIAS DE GRAÇA

RAINHA DA CORTE INGLESA, DA CORTE FRANCESA
MAS DE PORTUGAL VEIO A FAMA DE ONDE SURGIU
UMA DAMA LOUCA NO BRASIL
MARCHA QUITÉRIA, DANÇA BONITA...
QUE A NOSSA VEM A MIL


A MARIA "QUÉ DANÇÁ", A MARIA "QUÉ GIRÁ"...
PRA CONFIRMAR A SAUDAÇÃO
É TAMBOREIRO, REZA, ORAÇÃO...
BOTA FÉ NA CONCEIÇÃO


ECOA UM CORO ERUDITO
O SOLO MAIS BONITO, DE CALLAS, PELO AR
BETÂNIA, BAIANINHA, VOZ POTENTE
AXÉ! MÃE MENININHA VEM COM A GENTE
PRA NOS ABENÇOAR

BRILHAM ESTRELAS GAÚCHAS
NO CENÁRIO TEM XUXA, MARIA DO ROSÁRIO...
JUNTAS NA MISSÃO HUMANITÁRIA
FIRMES NA POSTURA SOLIDÁRIA
OUTRAS SÃO LEMBRADAS NAS CANÇÕES,
NOS CORAÇÕES

3 comentários:

Sadi Pires disse...

Adorei o Samba muito gostoso de ouvir e cantar, PARABÉNS a Direção ao Carnavalesco pela excelente escolha , A SAMBA PURO é uma Escola de Samba que sempre mereceu nosso respeito por trazer para a avenida temas que raramente se é comentado. Um abraço a todos e Sucesso. Sadi Pires (Carnavalesco).

Beatriz Pirez disse...

Beatriz Pires ex-musa da bateria da samba puro.

Deixo aqui meus sinceros cumprimentos, a escola que carrego no peito belo samba enredo... Sorte para 2014 e que Seus desafios para os carnavais futuros, sejam tão pequenos como a menor gota de mar...

Beatriz Pirez disse...

Beatriz Pirez ex musa da bateria

Deixo aqui os mues sinceros, cumprimentos pelo belo trabalho,como sempre disse: so suando a cimisa para alcaçar os nosso objetivos.
E que para os proximos carnavais,seus desafios sejam tão pequenos como a menor gota de mar...