quarta-feira, 4 de setembro de 2013

RS reconhece o Dia Estadual do Samba

Foto: Arquivo Pessoal

Para nós, não chega a ser novidade celebrar o samba no dia 2 de dezembro. A novidade é que, agora, o Rio Grande do Sul reconheceu a data como Dia Estadual do Samba, para comemorar toda a riqueza do samba gaúcho.

A Assembleia Legislativa do RS aprovou por unanimidade nesta terça-feira o projeto de autoria do deputado Raul Carrion, que considera que a proposta irá valorizar a cultura negra gaúcha:

Projeto em votação - Foto: AL
— O samba no Rio Grande do Sul também é um grande centro de referência da cultura de matriz africana. Podemos citar Lupicínio Rodrigues como uma de nossas maiores expressões, mas nossas escolas de samba também dão grande contribuição a esse estilo musical genuinamente brasileiro e também à nossa cultura, pois suas atuações não se restringem apenas ao dia do desfile oficial, mas sim com trabalhos de ano inteiro, envolvendo as comunidades a qual cada uma pertence — justifica Raul.

Aqui, o Dia Nacional do Samba (criado em 1950) já era comemorado em diversas cidades, como Porto Alegre, São Leopoldo, Canoas, Esteio, Pelotas, entre outras.

Nenhum comentário: