domingo, 8 de setembro de 2013

Seis sambas estão na final dos Imperadores

Foto: Gisele Mendonça

O feriado foi de calor, quadra cheia e definição dos finalistas do Festival de Samba-Enredo dos Imperadores do Samba para o Carnaval de 2014.

Dos seis sambas que subiram ao palco na segunda eliminatória da disputa, dia 7 de setembro, três garantiram classificação para a última etapa, no próximo sábado, 14 de setembro. Eles se juntam aos três já classificados na primeira etapa.

OUÇA TODOS OS SAMBAS INSCRITOS NOS IMPERADORES

Voltam ao palco da decisão os seguintes sambas apresentados ontem (vermelho claro) e na eliminatória anterior (vermelho escuro):

Samba 03 - Tabajara Ortiz, Wilson da Silva, Conrado Laurindo, Fred Inspiração, Ricardo Abraham e Willian Tadeu
Samba 04 - Anderson Pereira, Cláudio Dias, Gustavo Mendes, Vanderson Pereira, Rogério e Wagner Barcelos

Samba 06 - Alex Bagé e Renatinho Araújo
Samba 07 - Jean Montenegro, Daniel Mendes e Rodrigo França
Samba 10 - Rafael Tubino, Thiago Meiners, Luiz Barros, Gustavinho Oliveira e Victor Alves
Samba 12 - Andy Lee, Victor Nascimento e Carlos Roberto Nascimento

A ordem de apresentações será sorteada pouco antes do início do evento, às 20h, na Avenida Padre Cacique (1567). Releia aqui sobre como chegar à quadra em obras. 

19 comentários:

Carlos Leão disse...

Verdade seja dita:
Samba 3 - é o mais bonito, mas ainda falta alguma coisa.
Samba 4 - bonitinho e sem graça
Samba 6 - figurante
Samba 7 - outro figurante
Samba 10 - bom, correto, mas não chama atenção, falta algum grande momento, é meio chato.
Samba 12 - só tem um pagode de introdução que só serve pra fazer vento e um refrão oba-oba, nada mais, letra muito feia e melodia razoável.

Disputa difícil, não vejo um grande samba, mas fico entre o 3 e o 10 que são mais samba.

João Vitor disse...

Acorda Imperador, não vai cair em truque de novo! Torcida organizada de concurso e musiquinha de introdução mandando levantar a mão e bater palminha não ganha carnaval. Precisamos de um samba-enredo de verdade, não de samba de embalo. Na minha opinião temos dois belos sambas, com letra consistente, poesia e melodia de samba de verdade, o 10 e o 3, talvez o 4 dê pra aproveitar mas muito abaixo. Não vamos dar um tiro no pé!

lucas leão. disse...

Gostaria de fazer considerações ao que foi escrito pelo Carlos Leão "SAMBA CORRETO" referindo-se ao samba 3 acredito que nem ele e nem o grupo de compositores tenha lido e interpretado adequadamente a sinopse do enredo, Veríssimo não nasceu e nem iniciou sua obra em Cruz Alta como esta dito no inicio do samba, uma escola que quer ganhar carnaval não pode permitir que um erro grotesco como o deste samba continue na disputa depois são décimos cruciais tirados corretamente em samba ou enredo que decidem um carnaval. Sobre o samba dez temos outro grande problema o samba não respeita nada relacionado com a cronologia uma verdadeira salada de frutas tem um belo sabor (a melodia) sito uma passagem pra ratificar o que escrevo, SÃO TIRINHAS NO JORNAL, O PATENTINO E O PATO MACHO A DELIRAR, gente o O Patentino não era uma tirinha e foi criado por ele a irmã e um primo em 1950 e era um periódico com noticias da família criado muito antes de Veríssimo e alguns amigos criarem o Pato Macho em 1971 que também não era uma tirinha e sim um semanário de textos de humor, cartuns, crônicas e entrevistas, somente em 1975 com as cobras ele começa a desenhar tirinhas. Mostrando assim que nesta passagem do samba ta tudo fora de lugar bem como outras citações que estão fora da ordem da sua criação Fico admirado como sambas com tantos erros possam ser considerados postulantes a se tornarem o hino oficial da nossa escola para 2014 e o mais lamentável é alguém sem nenhum embasamento querer fazer criticas aos sambas concorrentes e por fim que seja escolhido um samba correto que não nos faça entrar na avenida perdendo pontos em samba enredo ou enredo por falta de conhecimento ou interpretação da sinopse. abraços a todos e um bom festival para nossa escola no próximo sábado.

Wilson Silva disse...

Respondendo ao Lucas: Em momento algum nós afirmamos que Verissimo nasceu em Cruz Alta, e sim nos referimos a sua criação, onde sua base familiar e carater foi costruida, assim antes de você fazer este tipo de insinuação procure se informar melhor, a referencia "ERA UMA VEZ QUE CRUZ ALTA VIU NASCER" é poetica onde citamos o seu berço, da para notar que ta parecendo desespero de que ta vendo sua casa cair, então fica procurando chifre em cabeça de galinha.

Carlos Leão disse...

Se você quer levar por este lado, vamos lá:

O que é CLAMOR? Vou pegar no Google e colar para você: Ação ou efeito de clamar.
Discurso, geralmente aos gritos, de quem faz um suplício, um protesto, uma reclamação etc.
A gritaria tumultuosa de reprovação que expressa descontentamento: os clamores de uma multidão.
Ação de reclamar ou pedir gritando; queixa.

O que tem CLAMOR a ver com Veríssimo? Qual é o clamor do mar vermelho no carnaval? É um desfile de protesto?

"Sonhando viu traçado o seu destino"
Quem viu? Na sinopse, é a mãe dele. Na letra do samba, é IMPOSSÍVEL deduzir isto. Pela concordância verbo-nominal, ele próprio teria sonhado com seu destino antes mesmo de nascer.

Sobre a questão de Cruz Alta e das tirinhas, não vou nem comentar. São coisas pontuais e que, na minha opinião, nos dois sambas são questões de interpretação. Se for o caso, é só trocar uma palavra em cada samba e teremos dois sambaços perfeitos. Muito diferente de um samba que tem ERROS NA SUA CONSTRUÇÃO e pelo menos 10 versos que não servem pra dizer nada, só mandando aplaudir, cantar, rugir... esquecem de contar o enredo e em 10 versos não tem conteúdo nenhum e mais, riqueza poética zero, tudo é direto, sem metáforas, sem poesia, sem aquilo que faz um samba ficar bonito e gostoso. É essa pobreza que a nossa escola merece?

Wilson Silva disse...

Respondendo ao Lucas, sim nós compositores lemos a sinopse e em momento algum nós afirmamos que Luis Fernando Veríssimo nasceu em Cruz Alta, nossa referencia "ERA UMA VEZ EM CRUZ ALTA VIU NASCER" foi em relação a sua criação, seu berço onde se desenvolveu seu caráter, a cidade que viu um menino se tornar um dos maiores escritores do pais, usamos a poesia para ilustrar o enredo e saindo do comum de forma lirica e popular fazendo assim um samba gostoso e leve de se ouvir e cantar, fugindo da mesmice que esta se tornando o samba enredo, fazendo um samba sem ser apelativo, se você torce ou gosta deste tipo de samba apelativo entendo o seu desconforto em relação ao nosso samba, pois nossa ideia é fugir deste modelo.

João Grandão disse...

Que absurdo sair botando defeitos nos sambas bonitos do Tubino e do Tabajara! Tem gente que não gosta de poesia mesmo, gosta de samba feito com frases e expressões recortadas da sinopse. O compositor é aquele que recria o enredo em forma de samba. Tubino e Tabajara mais do que compositores fizeram a função de poetas. Se cometeram deslizes, dá pra ser ajustado, mas o Imperador merece essa poesia e não recorta e cola!

João Grandão disse...

Palavras do colunista Luis Carlos Magalhães: "Há uma diferença entre compositor e poeta. O compositor compõe um samba, e até muitos bons. Mas o papel do poeta é muito maior do que esse... e nem todo mundo consegue. O poeta consegue fazer do samba um cavalo que faz o desfile acontecer. O samba enredo tem que extrair a poesia do enredo, e ao poeta - não o compositor - cabe extrair a poesia do enredo."
PARABÉNS ÀS PARCERIA 3 E 10 DE TABAJARA E TUBINO PELA POESIA! VOCÊS ME EMOCIONARAM!

Valeria Pontes disse...

Senhores compositores da minha Imperadores do Samba , vamos vencer o festival com suas competências sem apontar os defeitos de outros concorrentes, o melhor samba para minha escola é o samba de nº 3 Porque diz o mar vermelho e branco chegou,e com certeza ele vai chegar...Parabéns aos seus compositores!

Rudinei Silveira disse...

Gostaria de comentar algumas coisas sobre o festival da Imperadores, primeiro: o samba 03 está com um erro gritante, o homenageado não nasceu na cidade citada pelos compositores e sim em Porto Alegre, mas mesmo com este erro o samba foi classificado para a final.Pergunta que não quer calar: Os jurados do concurso estão cientes do que estão julgando?? Segundo: O samba 12 "aclamado" por alguns como samba favorito levou na eliminatória uma torcida numerosa para uma eliminatória, mas composta 90% ou mais de integrantes de outras escolas exemplo estado maior da Restinga inclusive com destaques atuais e ex-destaques desta grande escola também da zona sul, acredito que para encher "murssilia" criar a ilusão que este é o samba do povo, seria o mesm que o inter contratasse algum jogador e que fosse recepciona-lo fosse a torcida do Grêmio, algo estaria errado. terceiro: este mesmo samba o 12 diz este verso em seu inicio "Sonhando viu traçado o seu destino
Querubins anunciaram uma viagem
Em nova morada o tempo passou..." Uma Pergunta: Qual é o sujeito neste verso/frase. Quem sonhou????Quem leu a sinopse sabe que quem sonhou foi a mãe de Veríssimo e não o homenageado como deram a entender os compositores. Este é apenas um ex que mostra que literariamente este samba está errado, fora frases "jogas" na letra para fechar rimas. nada contra os compositores mas como esses dois sambas estão sendo citados direto eu os mencionei.

Dado Acordado disse...

Pessoal, acorda!!! Vocês acham que jurado vai mudar opinião porque vocês estão enchendo o saco no blog?? Para, pessoal!! Cada um já tem a preferência formada a essa altura e só vai confirmar no sábado, que vença o melhor pra escola, pelo jeito os 3 sambas bons tem falhas então vai ter que corrigir, é só a escola mudar aquele que vencer e correr pro abraço, mas não é briguinha de blog que vai mudar o reusltado, o que importa é a gente ter um grande samba e me parece que os três tem condições pra isso com ajustes.

Leila Lopes disse...

No dia 19/08/2013, foi postado neste blog o áudio de todos os sambas, ou seja, há quase um mês. É engraçado que somente na semana da final do concurso de samba enredo, determinadas pessoas vêm manifestar a sua indignação, principalmente em relação aos sambas favoritos. Gente, vamos ser racionais, não adianta todo esse blá, blá, blá se não há outro samba melhor que o do Tabajara e o do Tubinho. Com todo o respeito que os demais compositores merecem, não existe nenhum outro samba melhor que estes.
Eu não entendo de tema enredo, mas depois de tanto zunzunzum resolvi ler a sinopse e não vejo erro algum no samba nº 3, que para mim é o melhor, ninguém chegou neste nível. Em nenhum momento eles dizem que Luis Fernando Veríssimo nasceu em Cruz Alta. O samba é uma verdadeira obra de arte e pelo visto isso incomoda muitas pessoas. Aproveito para parabenizar os compositores do samba 3. É um samba emocionante, empolgante e bem escrito. Parabéns mais uma vez e boa sorte a todos!

Neguinhopoeta disse...

samba 4 esta totalmente dentro do enredo, se nao ganhar tem coisa ae..

Lucas Leão disse...

Bom não sou advogado de nenhum compositor e muito menos tenho procuração dos compositores do samba 12 agora pergunto se vou fazer uma prova em um concurso e la esta escrito Em qual cidade nasceu Luiz Fernando Veríssimo eu posso responder que foi em Cruz Alta? Em outra questão se solicitarem para citar a obra do compositor em ordem cronológica e eu colocar em ordem aleatória estará certa também? Agora não venham me disser que erros são justificados por liberdade poética estes sambas podem até ser escolhidos mas necessitam de correções a escola não pode ficar merce de vaidades e apresentar aos jurados estes erros ficando assim passível de sermos penalizados.
Não tenho procuração de compositor nenhum e se minha interpretação não estiver correta peço desculpa os compositores do samba 12 mas,foi escrito em um dos comentários.
"O que tem CLAMOR a ver com Veríssimo? Qual é o clamor do mar vermelho no carnaval? É um desfile de protesto?" Não meu caro aqui existe a liberdade poética CLAMOR (GRITO) MAR VERMELHO E BRANCO (POVO QUE SE IDENTIFICA COM A ESCOLA) INFLAMA (INCENDEIA), Isto não é um protesto é liberdade poética de um dito popular que se refere ao incendiar a torcida, o grito da torcida da escola faz a arquibancada incendiar, delirar pra ver os personagens do Veríssimo "O Clamor do mar vermelho inflama pra ver os personagens deste cronista sem igual". Na hora de fazer uma analise poética vc fez uma analise gramatical e no momento de erros querem fazer analise poética ai fica difícil, e por fim eu sou um torcedor da escola e fiz minhas criticas quero pedir desculpas aos compositores pelo que foi escrito se os mesmos não admitem criticas não podem criar obras de cunho popular e ao Wilson da Silva é lamentável o que foi dito aos seus colegas compositores dos outros sambas todos os compositores estão ai para vencer ou perder no minimo vc foi desrespeitoso com seus colegas mas ética não se pode cobrar de todos, agora como torcedor da escola me sinto bem a vontade para fazer minhas colocações.

Carlos Evangelista disse...

samba 4 muito bem feito, vai pegar facil na avenida.. meus parabens aos compositores

Wilson Silva disse...

Lucas tu é louco o sem noção em momento algum eu si quer citei nenhum samba e quanto mais algum compositor, eu só falei em relação ao meu samba e o porque da citação da Cidade de Cruz Alta, agora tu ta distorcendo as coisas, e no mais tenho coisas mais importantes pra fazer do que ficar respondendo pra ti pois ta na cara qual é o teu objetivo.

Leila Lopes disse...

Sou apenas uma torcedora da escola, mas que vergonha tudo isso. Olha uma pessoa dar exemplo de que se fosse fazer concurso público e perguntassem onde nasceu Luis Fernando Veríssimo, iria dizer que foi em Cruz Alta. Lucas Leão, com todo o respeito, mas tu foste infeliz no teu comentário, porque os compositores não disseram isto. Deu pra entender perfeitamente:"ENTRE LIVROS E FLORES FLORESCEU, A CRIATIVIDADE DE UM MENINO." OU SEJA, CRUZ ALTA VIU NASCER A CRIATIVIDADE DE UM MENINO ATRAVÉS DOS LIVROS.

João Carlos Peixoto disse...

Samba 3 e 10 tem belas melodias mas são sambas chatos, sem empolgação, cansativos.Não são sambas que mantém a arquibancada agitada.Na terceira passada já bate a nostalgia.O 4 não tem nada de extraordinário porém tem dois refrões fortes.Samba de massa.Pega fácil.Já o favorito, o número 12 pelo que consta já foi escolhido.Basta só cumprir as formalidades no sábado que vem.Fora a exaltação de início, samba sem explosão, longo e sem nenhum atrativo fora a resenha de sempre pra chamar o povo.Nenhum desses tem minha total aprovação.Logo fico entre o 3 ou 4.

Marquinho Paixão disse...

Samba 3 ou 4.