terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

As regras do Carnaval 2014 de Porto Alegre

Que comece a folia! - Foto: Luciano Lanes, PMPA



Às vésperas da arrancada dos desfiles oficiais do Carnaval de 2014, disponibilizamos aqui os regulamentos que regerão a grande disputa. A novidade é que este ano há dois documentos, um da Liespa e um da Aecpars, devidamente validados.

Embora no ano passado já houvesse duas entidades representativas, o regulamento aprovado era anterior à criação da Liespa, o que provocou a necessidade de se buscar um consenso sobre a formação dos grupos somente depois da apuração (entenda melhor aqui).


Pois bem, para este ano está tudo regulamento e não haverá dúvida:

Regulamento do Carnaval 2014 Regulamento do Carnaval - AECPARS
Clique nas imagens para ler

O ascenso e o descenso, por exemplo, ficaram assim pelos regulamentos:
* Neste Carnaval, especialmente, haverá o descenso de duas das 11 escolas do Grupo Especial e ascenso de apenas uma do Intermediário A, para que a primeira categoria volte a ter 10 entidades.
* O Grupo A, hoje com sete, vai rebaixar duas escolas para o Acesso, de onde receberá apenas uma. Haverá, ainda, desclassificação da última colocada do Grupo de Acesso. Com isso, ambos os grupos passarão a ter seis entidades.

Para 2015, tudo estará reequilibrado e o ascenso e descenso será de uma escola em cada grupo. Melhor é ler tudo nos regulamentos, onde também está explicitado o novo modelo de julgamento do Grupo Especial, com quatro jurados e o descarte de uma nota.

Nenhum comentário: