sexta-feira, 4 de outubro de 2013

L.F. Verissimo recebe o samba da Imperadores


* Por Marcelo Antunes
Verissimo recebe samba enredo que contará sua história e obra na avenida em 2014

Na tarde de ontem (3), Ferreira e o deputado estadual Adão Villaverde, juntamente com a representante do Ministério da Educação na região sul, a ex-secretária municipal de educação Margarete Moraes, acompanharam a direção da escola Imperadores do Samba em encontro com o jornalista e escritor Luis Fernando Veríssimo. O grupo, mais o presidente da Imperadores, Luis Carlos Amorim, a diretora Social da entidade, Flávia Costa, e o vice-presidente da escola Érico Leoti entregaram a Verissimo as camisetas e o CD com o samba vencedor do Festival de Samba Enredo promovido anualmente pela agremiação, que marcará a passagem da escola pelo carnaval de 2014 contando a história do jornalista e da sua obra.

O convite para que fosse o tema da Imperadores no ano que vem - sugestão de Ferreira à direção da Escola - foi feito a Veríssimo em abril pelos dirigentes em encontro na casa do escritor. Na ocasião também foi entregue ao homenageado o roteiro para sua análise e possíveis acréscimos ou adequações.

Com Verissimo na avenida, a Imperadores do Samba buscará repetir o feito conquistado pela última vez em 2009, quando a escola sagrou-se campeã tendo o Sport Club Internacional, que completava então 100 anos de fundação, como tema naquele ano. A expectativa para 2014 é reunir 2 mil integrantes, 20 alas e 5 carros alegóricos que trarão a Família Brasil, o Analista de Bagé e as Cobras, entre outros personagens criados por Luis Fernando.

"As Cobras têm uma importância muito grande e os mais novos não têm a verdadeira dimensão do que elas foram e representaram para a nossa geração. Através das Cobras o Veríssimo fazia uma crítica ao regime militar com um humor inteligente que, sem trocadilho, enrolava a censura. Nós queríamos dizer tudo aquilo publicamente e não podíamos", disse Ferreira na ocasião do convite.

Na foto, da esquerda para a direita, Érico Leoti, Adão Villaverde, Luis Carlos Amorim, Verissimo e a sua esposa Lúcia, Flávia Costa, Margarete Moraes e Ferreira.

Nenhum comentário: